

17° CRESCER - Congresso e Feira Educacional
31/Ago - 01/Set 2022
PRO MAGNO CENTRO DE EVENTOS - SP
Av. Profa. Ida Kolb, 513 - Jardim das Laranjeiras
Evento presencial e gratuito exclusivo para líderes (mantenedores, diretores, coordenadores, supervisores e gestores)
de escolas regulares e particulares.
Um dos principais eventos nacionais especializados em líderes de escolas particulares, o tradicional Congresso e Feira Educacional Crescer está na sua 17ª edição.
O evento apresenta uma programação extensa de palestras com nomes consagrados na área educacional, que trazem reflexões, análises e inovações que contribuem para o aperfeiçoamento das instituições de ensino.
Evento EXCLUSIVO para escolas Particulares e Regulares.
Será cobrada uma taxa de R$150,00 em caso de falta sem justificativa com uma semana de antecedência!
Isso mesmo, se você é cliente Rabbit terá uma experiência diferenciada no maior evento educacional especializado em líderes educacionais:
- Inscrições antecipadas
- Número ilimitado de participantes
- Espaço VIP reservado
- Presentes, brindes e sorteios exclusivos
- Experiências especiais
Novos tempos, novas atitudes! Vento favorável? Melhor procurar do que aguardar. Audácia não é a mesma coisa que aventura. Não confunda “novo” com mera “novidade”. Mudar exige correr o risco do desequilíbrio momentâneo. Para além do óbvio: inovar é preciso!
É necessário um redesenho da aprendizagem dos alunos, para além de recuperar as lacunas que ficaram, e as avaliações com finalidades diagnóstica e formativa têm um papel central nesta recomposição. Essa será a pauta desta conversa, incluindo também a mediação por tecnologia com que os educadores e estudantes se acostumaram a interagir para apoiar este processo.
As transformações da sociedade com o advento da Covid-19 acarretaram fortes mudanças na vida educacional e no relacionamento entre escola e família. Neste painel o Dr. Célio Müller irá expor soluções adequadas e condutas estratégicas para as instituições neste delicado momento de mercado. Serão abordados aspectos legais de ampla aplicação nos conflitos digitais e presenciais que envolvem os alunos, direcionando os gestores para a tomada de decisões.
Toda escola tem material didático, prédios, aulas, currículos, avaliações, eventos… O que torna uma diferente da outra? No espaço COMUNIDADE EDTECH queremos ajudar os gestores a perceberem quais elementos e técnicas precisam ser mobilizadas para construir uma diferenciação em um mercado repleto de commodities. Isso atrai família, engaja estudantes e retém talentos. Todos querem ser parte de algo relevante que causa impacto no contexto em que vive na medida em que estão alinhados com tendências e ferramentas que constroem o futuro.
Depois de tudo que passamos, as perspectivas do mercado educacional são promissoras. As escolas particulares terão muitas oportunidades, basta saber aproveitá-las. Para isso, precisam compreender e se adequar às transformações que ocorreram em decorrência da entrada de novos players no mercado e da utilização acelerada da tecnologia e às mudanças comportamentais das famílias e alunos. Será uma conversa com os mais influentes líderes do mercado educacional, mediados pelo CEO do Grupo Rabbit.
A formação de professores é uma demanda crescente em meio à adaptação da escola aos tempos atuais. Com discussões fora do âmbito educacional sobre a importância de formar cidadãos globais e preparados para os desafios dos nossos tempos, cresce a busca das famílias por escolas que estejam preparadas para essa formação. Nesse sentido, a inovação deve ir além do outdoor: deve ser aplicada na prática e ela pode ser um eficiente meio de fidelização e atração de novos alunos.
No passado, aprendemos como controlar o mundo exterior, mas ainda temos pouco controle sobre o mundo interior. Não basta entendermos cada vez mais sobre o cérebro humano se continuarmos distantes de nossa consciência. Os desafios são muitos numa sociedade em que valores e referenciais são verdades líquidas e mutáveis. O desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como autoconhecimento, empatia, resiliência e consciência planetária, pode ser o caminho para uma educação mais humanizada e transformadora. Vamos refletir juntos?
O ciclo de vendas, a curva de modernização e a falta de indicadores de melhoria parecem ser atrofiados pelo “mal do ano letivo”. A visão e atuação da gestão não pode ser limitada pelo calendário letivo. No espaço COMUNIDADE EDTECH queremos ajudar os gestores a usarem metodologias ágeis em seus processos cotidianos, bem como na condução dos seus times. Esse tipo de tática impacta a experiência de trabalho de todos os colaboradores, podendo influenciar a percepção de estudantes e famílias.
Os impactos que a Covid-19 causou no processo de aprendizagem dos estudantes e o cenário desafiador que temos pela frente.
Um segmento de mercado que vem crescendo nos últimos anos, a Economia Criativa, será o fio condutor para a discussão sobre os estímulos que elevam o sucesso de qualquer plano de negócios e alimentam as áreas da cultura e empreendedorismo, com o objetivo de desenvolver práticas de um segmento econômico focado no potencial criativo, como uma possibilidade de alavancar o desenvolvimento.
Vera Cabral, diretora de educação da Microsoft, apresenta como o uso correto da análise de dados pode ajudar na gestão escolar e em um ensino de mais excelência.
Existem muitos desafios para a escola no contexto atual: a velocidade das mudanças, a formação de professores, o relacionamento com os pais, o socioemocional dos alunos, a didática, a revisão de conteúdos e o foco no desenvolvimento de habilidades e competências. Para dar conta de todas estas demandas, queremos auxiliar a equipe pedagógica a administrar sua rotina e o relacionamento com os diferentes personagens de seu cenário escolar. Desenvolvendo estratégias e planos de ação eficazes, possibilitaremos uma maior visibilidade para a instituição e o reconhecimento da excelência presente em seus serviços pedagógicos.
Como formar seres humanos sensíveis e responsáveis, éticos e livres que não são manipulados e não manipulam ninguém, capazes de ler a realidade, entender e atuar de forma decisiva para o bem de todos os seres.
Muito tem se falado a respeito da saúde mental de crianças e adolescentes. Basta olhar o noticiário para perceber, por exemplo, que o aumento no número de casos de ansiedade e depressão já é uma realidade que desafia educadores de todo o país - principalmente nos últimos dois anos, marcados pela pandemia. Caio Lo Bianco e Christian Dunker irão debater um tema urgente e sensível sobre o papel da escola na prevenção do suicídio e como está a saúde mental da comunidade escolar.
Dialogando com o questionamento presente em Reimaginando o futuro, um dos mais recentes relatórios publicados pela Unesco, propomos uma reflexão sobre as práticas de ensino-aprendizagem vigentes e um desenho de futuros da educação à luz dos princípios apresentados no documento.
Como organizar o caixa da minha escola?
Quais as melhores estratégias e as maiores armadilhas?
Que ferramentas devo usar?
E esse tal de Metaverso?
Vivemos 'Tempos Inéditos' que não havíamos experimentado e vivenciado e estamos voltando para o mundo real, onde as relações humanas em diferentes espaços de convivência se fazem presentes. Esses ‘Tempos’, especificamente nas Instituições escolares, sinalizam que é hora de revisitarmos a maneira que exercemos a liderança, de valorizarmos o aprender em união, parceria e harmonia, transformando as experiências causadas pela pandemia em situações ressignificadas por meio do amor, escuta e valorização de toda comunidade educativa. Nesse sentido, as diversas práticas de liderança existentes e exercidas pelos Gestores escolares só podem fundamentar-se em concepções solidárias, pois acreditamos que, no lugar do poder, podemos apostar na força de cada integrante e agir coletivamente por uma sociedade mais justa e democrática, construindo um mundo melhor, mais humano e amoroso!
Nos últimos anos, passamos por momentos distintos do uso de Tecnologias nas Escolas. Antes da propagação da Covid-19, seu uso era mais tímido, de forma geral, passando por uma imersão de todos durante a pandemia e, agora, caso ela realmente se encerre, teremos um novo cenário. Vamos construir juntos o entendimento de como aproveitar a vivência que os Educadores tiveram com as tecnologias para tornar o ensino mais interessante para os alunos e como os professores podem aproveitar melhor as ferramentas digitais.
No setor educacional, os pais contratam um serviço que os filhos recebem, o que torna desafiador encantar, engajar e manter a transparência com ambos públicos. Neste talk, serão compartilhados casos de aplicação do Insper usando metodologias de design para superar este desafio em cada momento da jornada, pressupondo inclusive a conexão perene com os formados pela instituição.
Ensino híbrido, sala de aula invertida, gamificação, cultura maker e design thinking são algumas das chamadas metodologias ativas que já provocaram muitos movimentos. Mas elas promoveram alguma inovação real na aprendizagem dos estudantes? No espaço COMUNIDADE EDTECH queremos ajudar os gestores a refletirem sobre o olhar e ouvido para o usuário estudante em todas as suas dimensões. Isso pode refletir em novas abordagens que impactam a jornada de professores e famílias, na medida em que ressignificam suas práticas e responsabilidades.
Retrata a o dia a dia dos docentes de modo único. Com olhar bem-humorado e motivador.
Análise do mercado educacional do segundo semestre e do início do ano que vem. Apresentação de ações concretas de captação de alunos novos, por meio de estratégias agressivas de vendas focadas nos diferenciais da escola em relação aos concorrentes diretos. Indicado para as instituições de ensino que precisam aumentar o número de matrículas e crescer o faturamento na próxima alta sazonalidade.
Escolas são espelhos mágicos. Ao observar uma escola, vemos o reflexo preciso da nossa sociedade: dos nossos princípios, valores e sonhos. Mas a parte mágica não é essa. A mágica acontece quando compreendemos que este espelho é mais do que um reflexo do presente - ele é a projeção do futuro. O mundo muda, a sociedade evolui e as escolas, naturalmente, os acompanham. A educação da década de 2020 inaugura novos tempos, acolhe todos os paradigmas anteriores e os expande: chegou a vez da escola com Alma. Emergimos nesta década com nossas bases totalmente reconstruídas: buscamos autoconhecimento, equilíbrio emocional, bem-estar e presença. Ressignificamos o que é felicidade, compreendemos a importância de gerenciar conflitos e sentimos na pele que saúde é um estado de corpo e mente. Queremos escolas que reflitam quem somos hoje e que nos apoiem na criação do mundo que queremos para amanhã: com mais respeito, protagonismo, conexões autênticas e felicidade genuína. Nesta palestra, Fernando Gabas compartilha toda a sua experiência com o maior programa socioemocional do mundo e apresenta como a educação socioemocional é a chave para a construção de uma nova realidade.
A tendência de todo dono/criador de um negócio é ser apaixonado pelos produtos que oferece. Para eles, nada funciona tão bem quanto os seus produtos. No entanto, alguns se esquecem de ter clareza sobre que problema o produto está resolvendo. No espaço COMUNIDADE EDTECH queremos ajudar os gestores a identificar o real problema e descobrir formas de investigá-lo e conhecê-lo mais de perto, a ponto de apaixonar-se mais pelo problema do que pelo produto. Esse exercício vai trazer clareza sobre o impacto do produto para toda a comunidade escolar.
A vida é um eterno espetáculo e, nele, não devemos ter medo de falhar, nem receio de chorar e de reescrever roteiros. Os novos tempos que vivenciamos dia após dia exigem ainda mais de nós e, por isso, precisamos estar em constante desenvolvimento de nossas competências e habilidades socioemocionais, especialmente, da gestão da emoção. Quando não sabemos como agir diante de nossas emoções, nos tornamos carrascos de nós mesmos, paralisamos diante das perdas e frustrações e perdemos as mais belas oportunidades de encontrar oásis em nossos desertos. Em meio a tantas guerras, crises sanitárias e econômicas, falta de respeito e de empatia com o outro, não podemos nos tornar escravos de ações e de pensamentos negativos. Somos totalmente capazes de construir um mundo melhor, mais saudável e justo. O primeiro passo está dentro de nós mesmos, gerenciando nossas emoções, tomaremos atitudes conscientes, responsáveis e transformadoras.
Imagine um(a) professor(a) de história levando seus alunos para conhecer o Museu do Louvre virtualmente? Será que todas as aulas precisarão ser presenciais? Será que um(a) aluno(a) poderá frequentar as aulas de uma escola em outra cidade ou até em outro estado? E em outro país? Será? Talvez muitos gestores ainda não entendam em profundidade o metaverso, mas, com certeza, já devem ter ouvido falar a respeito desse tema em diversos canais de comunicação desde o ano passado quando popularizado pelo Facebook, agora nomeado de Meta. Contudo, o conceito de metaverso não é algo novo. Existem games que oferecem ambientes virtuais nos quais você já consegue, além de jogar, interagir com outros usuários, socializar, assistir a shows, ir a exposições, entre outros. Os usuários são representados por avatares, que podem ter características físicas semelhantes aos do usuário na vida real ou podem representar algum personagem fictício. Apesar de essas plataformas existirem há algum tempo, elas ainda não são tão acessíveis e intuitivas para abranger públicos de todas as idades e classes sociais, mas estão sendo aperfeiçoadas com muita agilidade. Num futuro muito próximo, o metaverso será acessível para as pessoas, assim como o celular. Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, declarou em 2021: “Nos próximos cinco ou 10 anos, muitos de nós estaremos criando e habitando mundos tão detalhados e convincentes como esse aqui”. Neste contexto, Sandro Bonás, CEO da Conexia Educação, através da palestra “Metaverso: Será o fim da escola que conhecemos hoje?", traz uma ideia de como o metaverso poderá transformar a vida de milhares de educadores e alunos em todo Brasil, e os reais impactos que esta mudança trará para a educação, como Ensino Híbrido, Sala de Aula Virtual, materiais didáticos, aplicativos e formação do corpo docente.
O mindset é essencial para posicionar a maneira como um líder da escola católica se relaciona com seu trabalho e colaboradores. Uma liderança assertiva, criativa e empática, para o gestor católico, é indispensável dentro de qualquer organização educacional. O líder faz a gestão da equipe e dos processos e, também, é responsável por assegurar a predominância da cultura institucional confessional, alinhando o time à sua missão, visão e valores. Neste sentido, o líder da escola católica precisa se conhecer, saber suas potencialidades e pontos que precisa desenvolver, sair da visão tradicional e estática e aprender a aprender para os desafios da sociedade pós-contemporânea. Nesta palestra, são apresentados os principais pontos de atenção para uma liderança 6.0 que coloca a escola católica numa posição estratégica no mercado.
A cada três escolas com interesse em adotar um programa bilíngue, uma não adota por acreditar que não conseguirá ter um professor capaz e engajado em abarcar o programa. Com a evolução e melhoria das propostas de inglês nas escolas, o professor virou o grande gargalo das instituições de ensino. Qual será o futuro desse desafio? Iremos debater e trazer importantes reflexões e insights sobre esse tema tão desafiador para todas as escolas.
A ideia de futuro depende de ações no presente. Qual a clareza possível para dirigir ações se as coisas ainda não aconteceram?
Transformação intensa e constante. Talvez seja a melhor forma de definir os anos recentes e as perspectivas da sociedade. Os alunos, pais e responsáveis se tornam cada vez mais digitais e transformam, em uma velocidade nunca antes experimentada, os seus costumes, práticas, crenças, comportamentos, relacionamentos e, claro, suas formas de consumo. E dizem muito sobre como os consumidores convencionais tornaram-se consumidores digitais de produtos, serviços e, principalmente, de conveniências. Nesse cenário de evolução humana em que as pessoas passaram a viver cada vez mais no mundo digital e on-line, negócios de educação precisam entender definitivamente como, quanto, onde e de que forma seus alunos, pais e responsáveis precisam ser atendidos e sua escola precisa ser transformada. A utilização de canais de comunicação online, a oferta de experiência de alto nível, de humanização das relações, integrações entre sistemas para oferta de atendimento self-service etc., são necessidades reais para que empresas entreguem mais valor para os clientes, vendendo, fidelizando e aumentando sua lucratividade. Esse é o único meio para empresas de todos os portes e segmentos não somente se sustentarem no ambiente de competitividade, mas para encontrarem novos caminhos para o sucesso.
A coordenação pedagógica agrega uma série de responsabilidades dentro do espaço escolar; ela gerencia no intuito de harmonizar as relações entre professores, estudantes e familiares, e garantir que o trabalho das equipes tenha foco num ensino de qualidade que faça a diferença em sua comunidade local. Diante da velocidade das mudanças no mundo atual, todos temos que estar abertos para novas aprendizagens e analisar e implementar o que for considerado adequado para nosso trabalho na educação. O curso pretende discutir sobre a identidade profissional do coordenador, a organização de seu planejamento e seu papel como líder e formador de professores.
O exemplo tem efeito multiplicador. Assim, ao contar histórias de mulheres vitoriosas na área da educação, abrimos caminho para que mais mantenedoras tornem-se empreendedoras de sucesso. Por isso, contamos a trajetória de mulheres empreendedoras à frente de escolas prósperas, as dificuldades que passaram e como as superaram, e os caminhos que trilharam para obter o reconhecimento e suplantar os resultados esperados.
Filósofo, Escritor e Educador
Professor e Historiador
Escritora e Palestrante
Médico Psiquiatra, Psicoterapeuta e escritor
Ex-Secretário Estadual de Educação de SP
CEO do Grupo Rabbit
Diretor-Geral na FTD Educação
Diretor-Presidente da Somos Educação
Fundador e CEO da Arco Educação
Diretora executiva do Grupo SEB e Membro do Board da Maple Bear Global Schools
Humorista
Mestre em Psicologia Social
Diretor de Graduação da Insper
Diretor executivo do núcleo socioemocional da Arco Educação
Diretor Pedagógico na Caburé Assessoria Pedagógica - Grupo Rabbit
Diretor da QI Solution
CEO da Conexia Educação
Sócio-fundador da Müller Martin Advogados
CEO do Patio
Diretora de Negócios em Educação na Microsoft
Diretor de Conteúdo e Criatividade do
Alice Education
Diretor do LIV
Prof. de Psicologia Clínica na USP
CEO VIVA Metodologias Ativas
Fundador Educbank
Prof. de pós-graduação no Inst.
Singularidades
Diretora da Inicie
CEO da Academia Soul
Gerente de comunidade na Kanttum
Diretor de comunidades na Kanttum
Presidente ABEFIN, DSOP e Confirp
Gerente Câmara de Edu. Básica da ANEC
Diretor de Educação da Alice
CEO da Alice Education
Coord. Pedagógica da 2Ways Programa Bilíngue
Diretor e fundador do
Colégio Nova Dimensão
CEO do Centro Britânico
CEO Primeira Escolha
Professor e Coordenador do INSPER
Diretora Acadêmica da Bilingual School
Head de Conteúdo e
Educação da Fortics
Diretora-Geral da OPEE
Greenpeace
Fundadora da TEC educação
Diretora do Colégio Ranieri
Diretora do Colégio Anglo Morumbi
e Colégio Ser
Gerente do Escolas Exponenciais
UP School - Coordenadora
CEO da Eduinfo
Diretora de Receitas da Agenda Edu
Gerente de Produtos Digitais na FTD
Diretor de Operações Great Place to Study
Gerente pedagógica do LIV
Gerente de Engajamento Digital
Diretora-Geral dos Colégios Vicentinos
Diretora do Colégio BEKA
Cofundador da iScholar
Presidente da FENEP
Prof. na Univ. São Judas Tadeu e Gestor do Ânima Lab
Ecology - Agência de Turismo Oficial do evento
Passagens, hotéis, traslados e demais serviços.
Telefone: (11) 3845-0273 | WhatsApp: (11) 94743-1469
E-mail: congress@ecology.com.br | Site: ecology.com.br
Clique abaixo para entrar em contato conosco e receber mais informações de como virar um parceiro/patrocinador do Rabbit Eventos.
© Grupo Rabbit. All Rights Reserved